Entre em Contato

Dicas da Alfaiataria Rogélyo Porto

Guia completo dos tipos de ternos

A escolha de um bom terno é fundamental para um homem elegante, que deseja causar boa impressão e estar preparado para todos os tipos de ocasiões. Mas, para descobrir qual a melhor vestimenta, é preciso entender um pouco sobre os estilos e qual caimento ressalta os melhores atributos do seu corpo.

Os ternos podem seguir o estilo italiano, inglês ou americano e têm variações quanto à lapela, ao caimento, aos bolsos e também às fendas nas costas do paletó. Todas essas combinações de fatores ajudam a descobrir sua peça ideal e, para isso, a alfaiataria Rogélyo Porto, seu terno sob medida nos Jardins, fez um guia completo para ajudar na escolha.

 

LapelaAlfaiataria masculina no Jardins

  • Notched: tem um recorte triangular onde a lapela e o colarinho se encontram.
  • Peaked: é pontuda e possui um bico que aponta para cima.

 

Fenda

  • Única: tem um ar moderno e valoriza o caimento de ternos mais justos, ressaltando a cintura.
  • Dupla: é um estilo mais clássico, que adapta facilmente a qualquer tipo de corpo, especialmente tamanhos grandes.
  • Sem fenda: presente em modelos mais modernos, geralmente com caimento ajustado à cintura.

 

Peças

  • Duas peças: este é o tipo mais simples e comum no dia a dia, formado somente pelas calças e pelo paletó.
  • Três peças: além do paletó e da calça o terno ainda ganha um colete, geralmente no mesmo tecido, que dá um ar mais distinto ao conjunto.
  • Smoking: utilizado em eventos noturnos é uma peça mais formal, com detalhes requintados para ocasiões sofisticados de gala. Segundo a etiqueta, não se deve usar smoking em festas que acontecem antes do anoitecer.

 

Terno italiano

Estilo mais ousado, que valoriza a parte de cima do corpo e possui um corte em V característico do paletó. É marado por cintura e peitoral mais ajustados, ombros estruturados com ombreiras, mangas estreitas, lapela nochet e sem fendas. As calças têm caimento mais afinado nas coxas e cós baixo.

Sua silhueta enxuta e bolsos sem aba, conhecidos como slash ou besom, combinam com uma gravata mais tradicional e valorizam homens magros, por seu formato justo ao corpo, e dão a impressão de uma estatura mais alta. Este é um dos produtos mais

 

Terno Inglês

O estilo é mais tradicional, sério e com corte mais solto, acinturado levemente e pouca estrutura de acolchoamento nos ombros, que dão uma impressão menos artificial à silhueta. Sua aparência mais conservadora se deve às lapelas finas, que podem ser tanto notched quanto picked, aos bolsos com abas e às duas fendas traseiras no paletó, que dão um caimento mais reto e menos demarcado na altura do quadril.

O modelo é ideal para corpos atléticos ou acima do peso, por sua proporção que dá maior destaque aos ombros ao invés da cintura. O corte inglês é uma ótima opção para ambientes de trabalho ou casamentos por ser atemporal.

 

Terno Clássico ou Americano

Modelo mais versátil, que está entre a ousadia do terno italiano e o conservadorismo do estilo inglês, com ótimo caimento na maioria dos tipos de corpos, por ser reto e confortável. Tem opções tanto com lapela notched quanto picked, bolsos com ou sem abas, ombros naturais a fenda única, que dá uma aparência mais moderna.

Uma ótima escolha para a rotina do escritório ou eventos com dress code definido como “traje social” ou “passeio completo”, como casamentos. Os ternos de três peças com coletes são mais populares em ocasiões noturnas, mas a combinação dá uma aparência mais moderna e menos formal. Fique atento, pois o estilo é desaconselhável para pessoas magras.

terno-italiano-jardins

Terno Slim fit

Não é considerado um estilo de terno e pode ser aplicado a qualquer modelo. O paletó e as calças são versões mais ajustadas e as fendas influenciam o caimento do traje, podendo ser mais clássico ou contemporâneo. A vestimenta é mais recomendada para homens jovens e magros, com corpos definidos, que desejam passar uma imagem moderna e descolada.

 

Se você procura ternos com corte italiano nos Jardins, deseja uma opinião de alfaiate experiente, para descobrir o melhor caimento para seu corpo ou quer ajustar seu traje antigo em slim em uma alfaiataria masculina de confiança conte com os serviços do Rogélyo Porto alfaiate.

Você também pode gostar
Dicas-de-Conservacao-para-Pecas-de-Alfaiataria
Dicas de Conservação para Peças de Alfaiataria
Como Incorporar Peças Alfaiatadas no Estilo Casual Chic
Como Incorporar Peças Alfaiatadas no Estilo Casual Chic
Como se vestir para uma videoconferência?
Cuidados com o seu terno