Como combinar ternos e sapatos?
Texto por Débora Ildefonso
Um dos erros mais comuns no dress code masculino é a combinação de ternos e sapatos para eventos formais. Não só a cor, mas também o modelo do sapato faz toda a diferença quando se trata de elegância e formalidade, por isso é importante prestar muita atenção nessas dicas básicas para não errar no código.
Primeiro é importante pensar no modelo do sapato. Para eventos formais como casamentos, por exemplo, indicamos o uso do oxford ou derby, já que os outros tipos apesar de serem bonitos, não combinam com a elegância exigida nessas situações. A diferença entre os modelos é que o oxford possui a amarração em furos feitos diretamente na peça que vem da gáspea, enquanto no derby, é feita em duas abas de couro costuradas sob o cabedal.
Para eventos noturnos, em que os ternos costumam ser preto, azul marinho ou chumbo, é quase obrigatório o uso do sapato na cor preta. Combine com uma camisa branca e uma gravata escura para ficar ainda mais elegante. Experimente modelos como Oxford Cap Toe, Derby Captoe e Derby Brogue.
Para eventos realizados durante o dia, existe a possibilidade do uso de ternos mais claros, desta forma o sapato pode acompanhar a tendência. Nesse caso, é possível combinar o terno com o clássico sapato preto, mas também utilizar o marrom, dependendo da cor da roupa. Neste caso, indicamos modelos como o Oxford Wingtip Brogue Damasco, Derby Democrata de Couro Marrom ou Oxford Captoe Marrom Monbran Dressy.
Como combinar as cores?
A cor coringa para sapatos sempre será o preto, porém, se quer inovar sem perder a elegância, é necessário saber como combinar a cor do seu terno com o calçado. Nas combinações clássicas, temos algumas cores comuns de ternos que são perfeitos com as 3 cores tradicionais de sapatos.
Para o terno azul marinho, o uso do sapato preto ou marrom escuro é infalível para manter a elegância da vestimenta. Lembrando que o preto sempre vai significar mais formalidade, enquanto o marrom representa um sport fino. Os ternos em tom cinza carvão combinam perfeitamente com sapatos escuros por sua natureza mais formal, mas não perdem seu ar de formalidade quando usados com tons bordô no calçado. A nossa dica é não utilizar este tom de cinza com algum sapato marrom.
Os ternos com tons de cinza mais claros são menos formais, por isso combinam com praticamente qualquer cor de sapato. O cinza mediano fica ótimo com o sapato preto, enquanto os mais claros combinam com o marrom e o bordô. Já para o uso do terno marrom, é recomendado o sapato de mesma cor, porém com tons diferentes para que se crie um contraste entre a roupa e o calçado. Dica importante: nunca use ternos marrons com sapatos pretos.
Por fim, o terno preto, que por ser o mais formal e tradicional fica perfeito com sapatos pretos. Por ser tão clássico, as outras cores não ficam interessantes e podem deixá-lo menos elegante ou até mesmo não combinar com a situação.
Agora é só definir qual sua cor preferida e escolher o terno e o sapato ideal para cada tipo de evento. Lembrando dessas dicas, você sempre será reconhecido pela elegância e tradição. Venha conhecer as opções que a Alfaiataria Rogelyo Porto pode te oferecer. O terno sob medida perfeito para você está aqui.